Reajuste da energia deve ser menor em SP, diz Aníbal
Para secretário de Energia, revisão tarifária, prevista para outubro, deveria levar em conta a lucratividade das empresas
O secretário estadual de Energia, José Aníbal, disse ontem (14/09) durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes que espera um reajuste menor no preço da energia elétrica cobrada dos consumidores paulistas após a conclusão da revisão tarifária pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para o secretário, a revisão deve levar em conta a saúde financeira das concessionárias de transmissão e de distribuição de energia que atuam no estado. “Nossa expectativa é de que os reajustes sejam menores para o consumidor, uma vez que as empresas têm obtido lucros cada vez maiores”.
Além de São Paulo, Ceará e Pará também aguardam uma definição tarifária por parte da Aneel. Segundo Anibal, os consumidores paulistas não serão prejudicados pela demora no estabelecimento das novas tarifas, pois qualquer definição da Aneel é passível de compensação. “Se houver uma redução da tarifa, como eu espero, e se por ventura houver uma cobrança indevida, faz-se o ressarcimento imediatamente. Não há problema nenhum”, disse. “Esse procedimento de elaboração das faturas é totalmente automatizado”, concluiu. A revisão tarifária para o Estado de São Paulo deve estar concluída até outubro.