Aníbal pede mobilização para impedir novos apagões
Em palestra no seminário “O Futuro de São Paulo”, secretário diz que pressão da sociedade é essencial para a melhoria do serviço de energia
Durante sua palestra no ciclo de debates “O Futuro de São Paulo”, realizado pela Fecomércio no último sábado, dia 9 de julho, o secretário de Energia do Estado, José Aníbal, defendeu uma ampla mobilização da sociedade para impedir futuros “apagões”. De acordo com Aníbal, sociedade civil e Governo do Estado devem pressionar as concessionárias por melhorias no setor elétrico estadual.
“Nós não podemos mais ter uma pane como tivemos na subestação Bandeirantes em fevereiro passado que interrompeu o fornecimento para 650 mil unidades da zona sul”, disse. Mesmo que não esteja na alçada do governo estadual a fiscalização e a punição pela má prestação dos serviços de transmissão e distribuição de energia elétrica, o governador Geraldo Alckmin estabeleceu como prioridade um acompanhamento permanente da questão.
Em sua fala, o secretário relembrou que a Secretaria de Energia foi recriada no governo Alckmin justamente devido à importância estratégica do setor para o crescimento e o desenvolvimento do estado. A própria estruturação da Secretaria – Energia Elétrica, Energias Renováveis e Petróleo & Gás – espelha a ampla gama de setores que o governo esperar incrementar. O seminário reuniu representantes de 250 municípios de São Paulo, e foi encerrado com uma palestra do próprio governador Geraldo Alckmin.