Business is booming.

Energia Verde deve seguir crescendo em São Paulo

0

Energia Verde deve seguir crescendo em São Paulo

Na abertura da Ecoenergy, José Aníbal destaca potencial de crescimento das energias limpas em palestra sobre a matriz energética paulista

“São Paulo tem uma legislação forte voltada à políticas ambientais, mas acima da legislação, é expressiva a vontade da sociedade em preservar os recursos e viver de forma sustentável”. Assim o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, abriu ontem, 15 de setembro, a palestra de abertura da Ecoenergy 2011 – feira internacional de tecnologias limpas para a geração de energia.

O secretário sublinhou que o Brasil é um dos líderes mundiais em energias sustentáveis. A matriz energética nacional conta com 45,9% de participação das fontes renováveis, contra apenas 12,9% da matriz mundial. No estado de São Paulo os índices são ainda melhores: 54,7% da matriz paulista é composta por energias verdes. Para o secretário, este percentual deverá crescer.

“Não medimos esforços para que os números sejam cada vez maiores”, disse o secretário. Segundo ele, o potencial para as energias renováveis no Estado ainda é muito grande, das pequenas centrais hidrelétricas à bioeletricidade de cana, da eólica à solar. “As ações do Governo de São Paulo de desoneração da energia de biomassa mostram que a questão é estratégica e prioritária”.

O secretário também destacou a importância da eficiência energética, “a forma mais barata de energia”, como ele a intitula. A Secretaria já empreende diversos projetos de consumo racional de energia em prédios de órgãos públicos, escolas, hospitais e penitenciárias, além de convênios com prefeituras. A partir de 2012, mais de 7 mil vagas para a disciplina de eficiência energética serão abertas aos alunos das ETECs.