Business is booming.

Para ministro italiano, “SP é o laboratório mundial das tecnologias em bioenergia”

0

Para ministro italiano, “SP é o laboratório mundial das tecnologias em bioenergia”

José Aníbal assina cooperação em energias renováveis com governo italiano e participa de debate sobre bioenergia na Rio+20

O secretário José Aníbal participou do debate “Bioenergia para uma economia de baixo carbono” na Rio+20 nesta terça-feira. Organizado pelo Governo da Itália, o seminário tratou de temas como aumento da participação da energia de biomassa na matriz mundial, formas de conciliar a produção de alimentos com a de biocombustíveis, novas fronteiras para a cana de açúcar na zona tropical, além do desenvolvimento de novos produtos e a pesquisa de novas aplicações para a cana.

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, lembrou que grande parte do potencial em geração de energia a partir da biomassa da cana não é atualmente aproveitado hoje no Brasil pela falta de leilões por fonte. “A cadeia da cana é 100% aproveitável e a tecnologia disponível para seu uso é 100% paulista. No entanto, como os leilões não distinguem a fonte e sim o preço, ficamos com opções baratas que saem caro no final”, disse.

“São Paulo é o laboratório mundial das tecnologias em bioenergia”. disse o ministro italiano do Meio Ambiente, Corrado Clini, entusiasta do modelo paulista de geração de bioeletricidade a partir do bagaço da cana. Para ele, mesmo com a falta de consenso em relação ao documento final, a Rio+20 já é um marco na história do desenvolvimento sustentável. “Pela primeira vez o termo economia verde é citado oficialmente num documento da ONU”, disse

O físico da USP, José Goldemberg, a diretora geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Ann Tutwiler, a diplomata Mariângela Rebuá, o representante da União da Indústria da Cana de Açúcar (única), Luís Fernando do Amaral, e o representante da Comunidade Econômica da África Ocidental (Ecowas), Jose Brandão Pereira, também participaram do debate. O governador Geraldo Alckmin prestigiou o evento.

Cooperação

Antes do evento, o ministro italiano e o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, firmaram um acordo de cooperação na área de energias renováveis. “Nós temos no Brasil algumas competências especificas, especialmente São Paulo com biomassa, mas a Itália tem boa tecnologia em outras fontes de energia, como voltaica e solar. Com esta parceria maior nós teremos muito que convergir em pesquisa e inovação”, disse José Aníbal.