Business is booming.
Navegando pela Categoria

Artigo

QUALIFICAR, SALVAR UMA GERAÇÃO

O artigo “Não haverá reindustrialização”, publicado no jornal Valor em 16 de fevereiro pelos economistas Pedro Cavalcanti Ferreira e Renato Fragelli Cardoso, ambos da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE-FGV). É um bom texto que estimula importante debate para o país. De início eles afirmam que “O retorno do PT ao poder ressuscitou o sonho da reindustrialização. Uma análise serena do tema evitaria a repetição de erros cometidos no passado”. Vou me ater a um desafio que eles resumem: “Mesmo que ‘desta vez seja…

O cenário político está cheio de tensões

“Em 2018, a divisão social se intensificou e chegamos a outro patamar de antagonismo: o fenômeno denominado de ‘polarização afetiva’, contexto em que cresce a identificação pessoal com o grupo ao qual se pertence e o ódio em relação aos opositores. Em outras palavras, quando a polarização vira afetiva, adversário passa a ser inimigo(...) Com base na pesquisa Genial/Quaest de junho, descobrimos que 1 a cada 3 eleitores de Bolsonaro ou Lula se sentiriam infelizes ou muito infelizes caso tivessem filho ou filha casado com um…

A parede hidráulica e o papel do poder público

Mais de 500 pessoas morreram no Brasil em razão das chuvas que atingiram diferentes regiões do país. Destruição de moradias, milhares de desabrigados, muitas vezes feridos. Depoimentos sobre vidas devastadas, sonhos e esperanças interrompidos pela força das águas. Justo as águas, tão indispensáveis à vida e, nas circunstâncias, tão mortais. A solidariedade do povo brasileiro é muito ativa e estimulante. Com doações de alimentos, roupas e trabalhos voluntários buscando atenuar as consequências das catástrofes na…

O Brasil merece Bolsonaro

Carestia é uma palavra que está muito presente no Brasil de hoje. Nas feiras, nos supermercados e em qualquer comércio. Tudo subindo e a renda e salários estáveis ou caindo, é claro que com o mesmo dinheiro vamos comprar menos. Se aplicarmos isso a mais da metade da população brasileira, que tem salário médio de R$2.500 mês, quando tem, o resultado é uma crescente diminuição do consumo. E diretamente do consumo de comida: feijão, café, açúcar, carnes, óleo, arroz, massas, leite, remédios, roupa, etc. Além disso temos os…

25 anos do Plano Real

Assis, interior de São Paulo, primeiro de julho de 1994. Campanha eleitoral acompanhando o senador Mário Covas, candidato a governador. Logo que o banco do Brasil abriu fomos trocar nossos cruzeiros reais por notas de Real. Em seguida fomos numa padaria tomar café e comer pão na chapa. Ao pagar com reais, tanto Covas quanto eu ficamos impressionados com a rapidez com que a caixa calculou o valor da conta em reais, fazendo rapidamente a conversão da velha para a nova moeda. Um sinal de que os brasileiros ansiavam por uma…

Aumento de salário do STF 

Em 31 de agosto de 2016 o Senado afastou Dilma da Presidência no final da manhã, deu posse a Temer no começo da tarde e realizou uma sessão às 17 horas para votar uma MP (Medida Provisória) sobre setor agrícola, e um aumento de 20% dos salários dos ministros do STF - duas parcelas de 10%. Cheguei um pouco antes ao plenário e fui conversando com alguns senadores sobre o quão seria insultuoso para os brasileiros e lamentável para o Senado votar o aumento com o país em recessão, 12 milhões de desempregados, contas públicas…

Sempre pelo Brasil

Trinta anos é tempo suficiente para a experiência que ensina, mas também para que se renovem esperanças. É esta a lição que o PSDB tem a tirar no momento em que completa três décadas de fundação. É hora de novos rumos, mas é igualmente momento de rememorar o caminho que percorremos até aqui. São poucos os partidos brasileiros que realizaram tanto em tão pouco tempo. Chegamos ao poder com sete anos de fundação, numa ascensão sem paralelo no país, e fizemos o governo mais transformador da nossa história. Antes do…

A verdade precisa ser dita

Os analistas políticos são unânimes em afirmar que esta será a eleição sob a égide da desesperança. Nunca a chamada classe política esteve tão desacreditada. A maioria das análises liga essa descrença à avalanche de escândalos que explodiram nos últimos 10 anos envolvendo governos e oposições. Creio que este diagnóstico está correto em partes. O que poucos lembram é que grande parte da descrença está no fato de que a população vê os políticos não apenas corruptos, mas, além disso, os identificam como pessoas que não cumprem…