Secretaria de Energia incentiva economia em unidades prisionais
Diretor de Eficiência Energética ministrou palestra, transmitida pela internet, para todas as unidades do estado
O diretor de Eficiência Energética da Secretaria de Energia, Genésio Betiol Júnior, deu uma palestra nesta quarta sobre economia de energia nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A apresentação foi transmitida pela internet para todas as unidades prisionais estaduais.
Betiol Júnior falou sobre o Programa de Revisão dos Contratos de Energia, da Secretaria de Energia, que prevê a reavaliação dos contratos de fornecimento de energia em unidades de média e alta tensão do estado. “O contrato com vigência de 12 meses firmado com a concessionária pode gerar despesas desnecessárias. Verificamos se o contrato vigente está condizente com o perfil de consumo da unidade”, explicou.
Até o momento, cerca de 300 contratos de equipamentos públicos já foram revistos pela pasta e a economia até o momento foi de R$ 7 milhões. “Se nada for feito, esse gasto passa despercebido e o Estado vai continuar desembolsando esse recurso. Estamos trabalhando para estancar esse dinheiro que está indo para o ‘ralo’. Para conseguirmos atingir os 5% que temos como meta do programa, precisamos do apoio de todas as unidades de consumo”, ponderou.
Ele salientou que, para que o recurso poupado seja bem aplicado pelas unidades consumidoras, bastam pequenas ações que não envolvem nenhum tipo de investimento. “O dinheiro deve ser direcionado para aquilo realmente importante. é importante esse engajamento de cada um para atingirmos as metas. é dinheiro público. Então merece todo o respeito da nossa parte para receber um destino nobre.”