Business is booming.

Governador Geraldo Alckmin e secretário José Aníbal lançam “Plano Paulista de Energia”

0

Governador Geraldo Alckmin e secretário José Aníbal lançam “Plano Paulista de Energia”

PPE prevê que até 2020 a matriz energética de São Paulo seja formada por 69% de fontes renováveis

O “Plano Paulista de Energia”, que prevê a participação de 69% de fontes renováveis na matriz energética de São Paulo até 2020, foi lançando nesta quinta-feira (18), pelo secretário José Aníbal e pelo governador Geraldo Alckmin.

“O governo de São Paulo acredita que o desenvolvimento social e econômico deva ser construído sobre um modelo justo e sustentável. Nesse sentido o ‘Plano Paulista de Energia’ vem contribuir indicando caminhos e criando a visão do futuro que queremos”, disse Aníbal.

O PPE propõe políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, com foco em energias renováveis e eficiência energética.

O secretário de Energia explicou que uma importante centralidade do PPE é bioenergia produzida a partir do bagaço e palha de cana. Ele lembrou as vantagens dessa produção para o Estado. “é uma energia gerada nas unidades de produção de açúcar e álcool, no centro de carga, sustentável e renovável.”

De acordo com o plano, até 2020, São Paulo pode ampliar o potencial instalado de bioeletricidade de cana dos atuais 4,8 mil MW para 13 mil MW, com investimentos de R$ 28 bilhões, oriundos da iniciativa privada.

As propostas do PPE foram organizadas nos eixos temáticos eletricidade, biocombustíveis, eficiência energética e gás natural. A geração eólica e fotovoltaica também deve contribuir para a ampliação da matriz renovável no Estado.

“Tivemos várias outras iniciativas no que se refere à energia eólica, desde a realização de um ‘Atlas Eólico’, indicativo das regiões mais propícias em São Paulo para geração de energia, um atlas solarimétrico, que aponta as áreas de melhor aproveitamento de energia solar –praticamente o Estado inteiro, mas algumas com mais destacaque. E ainda outras ações no que se refere à bioenergia, biodiesel e biogás, que já estão em curso e nós esperamos agora poder fazer com que elas floresçam mais ainda”, afirmou o secretário.

“é um plano inovador que estabelece as nossas metas para aumentar a energia renovável”, disse o governador Geraldo Alckmin, no lançamento.

Integrante do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE), o professor José Goldemberg falou no evento sobre importância da iniciativa de São Paulo em produzir o PPE. “Há um esgotamento progressivo dos combustíveis fósseis em todo o mundo, com reflexos graves para saúde e meio ambiente”.

O plano também propõe ainda criar a disciplina de Eficiência Energética e Uso Racional da Energia Elétrica na rede pública e estimular a construção civil eficiente, por meio da introdução de requisitos de eficiência nos códigos de obra.

Confira aqui a íntegra do discurso de José Aníbal.