Business is booming.

Ex-suplente de Ceci Cunha é condenado a 103 anos de prisão

0

Ex-suplente de Ceci Cunha é condenado a 103 anos de prisão

Demais envolvidos pegaram penas que variam entre 75 e 105 anos de prisão

Após 13 anos de espera, o júri popular condenou na madrugada desta quinta-feira (19) o ex-deputado federal por Alagoas, Pedro Talvane Luiz Gama de Albuquerque Neto, a 103 anos de prisão. O júri entendeu que o ex-deputado foi o mandante do assassinato da deputada tucana Ceci Cunha, morta em dezembro de 1998. De acordo com a sentença, o assassinato tinha por motivação a vaga da deputada na Câmara Federal, uma vez que o réu era seu suplente.

Outros quatro envolvidos na execução do crime também foram condenados a penas que variam entre 75 e 105 anos de prisão. Eles eram assessores do mandante do crime. Ao fim da sentença, o juiz decretou a prisão preventiva dos cinco condenados alegando “clamor social”. Além de Ceci Cunha, foram mortos o marido dela, um cunhado e a sogra. A irmã da deputada, Claudinete dos Santos Maranhão, foi a única sobrevivente da chacina. Seu depoimento foi determinante para a condenação do grupo. Ela reconheceu um dos assassinos.

Ceci Cunha foi assassinada na noite do dia 16 de dezembro de1998, instantes após ser diplomada para o segundo mandato como deputada federal. Após o crime, Talvane tomou posse na Câmara Federal, mas foi cassado dois meses mais tarde por quebra de decoro parlamentar. No mesmo dia, em Brasília, o ex-deputado foi preso, mas respondeu o processo em liberdade.