Em entrevista ao programa “Debate do Paulo Lopes da Rádio Capital” José Anibal responsabiliza Dilma por ruina do setor elétrico
O deputado federal e ex-secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, fez duras críticas à política do governo Dilma em relação ao setor elétrico do Brasil. Na última segunda-feira (19), um apagão desligou parte da energia elétrica em dez Estados e no Distrito Federal, além disso, o governo já autorizou um aumento de 40% nas tarifas das contas de luz para 2015.
Ao comentar sobre o apagão ocorrido na última segunda, Aníbal pediu transparência ao governo. “Autoridades do governo estão dizendo que não foi falha técnica, não foi falha humana, não faltou energia, ou seja, estão querendo nos dizer que todos tivemos uma miragem, quando a verdade é que interromperam a energia pra 4 milhões de residências, empresas e comércios. é uma absoluta falta de seriedade, é preciso parar de iludir a população”, afirmou.
O deputado também considerou como “crime” o aumento previsto para as contas de luz em 2015. “A presidente autorizou um aumento de 40% nas tarifas das contas de luz para 2015. Isso é um crime contra a economia popular, é seis vezes a inflação e o aumento de salários previstos para esse ano de recessão. O governo tem que ter a humildade de não penalizar a população pelos erros que cometeu”.
O tucano responsabilizou a atual presidente pelo descalabro do setor. “Dilma tem feito barbeiragens grosseiras na condução do setor elétrico desde 2012, quis ser a rainha da conta baixa e hoje é a princesa da conta alta. Esse governo quer jogar a conta das suas irresponsabilidades para a população. Especialistas calculam que a arrecadação com o aumento nas tarifas deve chegar a R$ 23 bilhões, valor que é equivalente ao gasto com o Bolsa Família”, complementou.
Aníbal ainda condenou os atrasos nas obras para a área. “Obras de transmissão, que trazem energia do nordeste, estão atrasadas. Os parques eólicos, prontos para gerar energia, não tem a linha para transmitir o que geram. No setor industrial, a energia do Brasil é a mais cara do mundo, o que prejudica a economia e desfavorece a geração de empregos no país. O governo cria projetos fantasiosos. é hora de fazer o jogo da verdade, esse apagão foi um, outros vão ocorrer. O Brasil andava para frente e agora está tendo que voltar para trás”, finalizou.
Ouça a entrevista na íntegra aqui:
22012015171222__agbym4__ja_21_01.mp3