Aníbal participa de evento no Rio de Janeiro
Secretário de Energia de São Paulo comparece à abertura do Energen Latam 2013
O secretário José Aníbal marcou presença na abertura do Energen Latam 2013, evento realizado no Rio de Janeiro que teve início nesta segunda-feira.
Em sua apresentação, Aníbal detalhou o posicionamento do Estado de São Paulo a respeito da Lei nº 12.783 (antiga MP 579), que tratou da renovação antecipada das concessões do setor de energia. Segundo ele, infelizmente esse episódio foi marcado pela “politização”.
O secretário explicou que a previsão de faturamento da CESP, estatal vinculada à Secretaria de Energia, é de R$ 4,1 bilhões para 2013. “Pagaremos de impostos ao governo federal cerca de R$ 805milhões, sem contar os encargos. Ou seja, 20% do faturamento da CESP vai direto para a União”, disse.
Aníbal destacou a importância das fontes complementares para o setor energético nacional. “Somente em São Paulo há 4 mil MW de energia a partir do bagaço e palha de cana-de-açúcar. No entanto, setor está falindo. Faltam políticas do governo federal”, ponderou. Ele lembrou que o governo de São Paulo “zerou” o ICMS para retrofit e novas plantas.
Ainda de acordo com Aníbal, se os investimentos necessários forem feitos, é possível terminar 2015 com 8,5 mil MW de cogeração a partir da biomassa.“Nossa expectativa é que se comece a reconhecer os problemas. é o primeiro passo para trabalhar com eles de maneira mais adequada”, concluiu.