“Sou um entusiasta do leilão de gás para o Brasil”, afirma José Aníbal em workshop da Arsesp
Secretário de Energia falou da importância do insumo para a competitividade econômica
O secretário de Energia de São Paulo José Aníbal demonstrou entusiasmo sobre a ideia da venda de gás em leilão, na abertura do workshop Leilão de Compra para o Gás Natural, promovido pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), nesta quinta-feira (25).
“Eu sou um entusiasta da iniciativa do leilão de gás porque o uso é uma questão central e urgente para o Brasil”, afirmou Aníbal.
Segundo o secretário, a venda do insumo seria benéfica para o mercado porque pode promover a competitividade econômica, além da melhoria ambiental.
“Depende muito também do governo federal [acatar a ideia do leilão]. A Petrobras não tem o monopólio de direito do gás, mas tem o de fato”, ele lembrou.
Para Aníbal, é importante haver alternativas para o mercado de gás. Por isso, a Secretaria de Energia contratou uma pesquisa do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) sobre o potencial de São Paulo para a produção de gás de xisto, já em fase de finalização.
O governo do Estado também lançou, em dezembro, o Programa Paulista de Biogás, que determina a adição de um percentual mínimo