José Aníbal participa de seminário sobre açúcar, etanol e energia
Pacote do governo para o setor foi um dos temas abordados
O secretário José Aníbal participou, na manhã desta quarta (24), do seminário “Cenário e Perspectivas para os Mercados de Açúcar, Etanol e Energia – Safra 2013/2014” que apresentou as questões mais relevantes para o setor sucroenergético, como produtividade e competitividade.
O evento, promovido pela Guarani, produtora de açúcar, etanol e energia elétrica, contou com a participação de especialistas, lideranças da área e investidores, além de autoridades, entre elas a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi.
Entre os assuntos apresentados, o pacote do governo federal que visa estimular a ampliação da oferta de etanol por meio de incentivo ao setor produtivo de cana-de-açúcar foi um dos temas destacados pelo secretário de Energia.
“O que resolve de fato o preço do etanol é o preço da gasolina, é o mercado. A gasolina subsidiada e a prática do intervencionismo já deveriam ser coisas do passado, é preciso criar uma referência objetiva para os investidores. é dessa forma que se estimula o mercado”, disse.
Outro ponto ressaltado foi a cogeração de energia, que também não foi contemplada pelo programa de incentivos do governo federal. “A palha da cana tem mais valor calórico do que o bagaço da cana, sendo capaz de acrescentar produtividade e competividade ao setor sucroenergético que deveria receber, não o tratamento de um setor qualquer, já que é um dos setores mais importantes da economia brasileira”, afirmou.