Business is booming.

São Paulo fará fiscalização preventiva no setor elétrico

0

SP fará fiscalização preventiva no setor elétrico

Para José Aníbal, melhorias na qualidade do serviço já deverão ser sentidas no próximo verão

Um novo modelo de fiscalização para o setor elétrico paulista foi definido nesta quarta, dia 27 de julho, em reunião entre o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner.

Voltado para a melhoria dos indicadores de qualidade do fornecimento de energia elétrica, o novo convênio entre a Agência Regulatória de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e Aneel estabelece que a fiscalização, de agora em diante, atuará sobre as ações das concessionárias em manutenção e expansão da rede, e não mais sobre eventos já ocorridos.

O acordo prevê ainda o aumento no número de fiscais, que, inicialmente, saltará de 16 para 35. Haverá também maior disponibilidade de recursos e melhorias na infraestrutura da agência regulatória estadual.

O novo modelo servirá de projeto piloto, podendo ser aplicado em outros estados caso seja bem sucedido. Outra novidade é a redução de instâncias recursais. As concessionárias eventualmente multadas não poderão mais recorrer em nível estadual.

Para o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, o novo modelo de fiscalização deverá trazer resultados concretos de imediato. Já para o próximo verão é esperada a melhoria nos indicadores de interrupção do fornecimento e redução no tempo de reestabelecimento da energia.

“Agora acompanharemos em tempo real a execução dos cronogramas de obras e manutenção, bem como a disponibilização de mais equipes de atendimento à população. O foco da nova fiscalização é a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário.

O diretor-presidente da Aneel, Nelson Hübner, também acredita que a readequação do foco fiscalizatório trará benefícios. “Acho que aproximar a Aneel da Secretaria de Energia, harmonizar, de forma bem articulada, as ações, vai ajudar a melhorar muito a qualidade do serviço prestado à população”, disse.