Business is booming.

Alckmin participa de lançamento de fábrica em Santo André

0

Alckmin participa de lançamento de fábrica em Santo André

José Aníbal, secretário de energia, acompanhou o governador e afirmou que o estado tem estrutura para fornecer energia elétrica para novos empreendimentos

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, 26, do lançamento da pedra fundamental da Paranapanema, empresa líder no setor de cobre no Brasil, que inicia a construção de sua nova fábrica de tubos de cobre em Utinga, Santo André. O secretário de Energia, José Aníbal, acompanhou o governador na cerimônia.

A nova planta conta com o apoio da Investe São Paulo, que prestou assessoria tributária à Paranapanema. A empresa poderá se beneficiar da desoneração de ICMS na importação e aquisição local de máquinas e equipamentos, conforme o decreto estadual 54.422.

A iniciativa faz parte do plano de expansão e investimentos da companhia que, com a nova fábrica da marca Eluma, pretende dobrar a capacidade de produção de tubos de cobre de 18 mil toneladas por ano para 36 mil. O investimento na unidade será de cerca de R$ 72 milhões e a conclusão das obras deve ocorrer no primeiro semestre de 2012.

Com o investimento, a planta da Paranapanema será a mais moderna na fabricação de tubos de cobre sem costura do Brasil. Além de empregar tecnologia de ponta, a nova unidade vai investir em iniciativas sustentáveis e ambientais, como o reaproveitamento de águas pluviais, segregação de óleos, reciclagem e redução da emissão de poluentes. Com a inauguração da nova unidade, serão mantidos os 450 empregos existentes na área de fabricação de tubos, mas a produção será duplicada.

José Aníbal afirmou na ocasião que o estado de São Paulo está estruturado para receber novos investimentos. “Além de contribuirmos com quase 18% de toda a hidroeletrecidade utilizada no país, temos, somente em energia proveniente da cana de açúcar, um potencial de 14 mil MW, o que equivale a capacidade da usina de Itaipu. Nas áreas mais adensadas, como é o caso da região metropolitana de São Paulo, estamos desenvolvendo estudos para instalarmos usinas de resíduos sólidos urbanos. Vamos transformar lixo em energia”, disse.