Business is booming.

Pré-sal deve contribuir para qualidade de vida na Baixada

0

Pré-sal deve contribuir para qualidade de vida na Baixada

José Aníbal abre seminário em Santos e apresenta projetos do governo

São Paulo 22 de agosto de 2011 – O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, abriu hoje, em Santos, o seminário “Desafios e Oportunidades na Baixada Santista – porto e pré-sal”, realizado pelo jornal Valor Econômico. Em sua exposição, Aníbal disse que a expectativa do governo de São Paulo com o pré-sal vai muito além do que receber royalties pela exploração de Petróleo na Baixada Santista.

De acordo com ele, o objetivo do governo de São Paulo “é que o pré-sal proporcione maior qualidade de vida e de renda para a população da Baixada”. Para demonstrar que o governo “vem fazendo sua parte”, o secretário citou uma série de programas e projetos voltados para logística, ensino técnico e superior, estímulo à participação etc.

Entre esses projetos, o secretário relembrou a instalação da USP em Santos com curso de Engenharia de Petróleo e o Via Rápida para a Indústria do Petróleo e Gás, voltado à formação técnica e que disponibiliza 480 vagas para Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém, Guarujá e Bertioga.

O Via Rápida tem como meta oferecer 14 mil vagas ainda este ano. “Nosso objetivo é dar as bases para a especialização do trabalhador. A demanda por mão de obra em todos os níveis da cadeia de petróleo e gás só tende a crescer. Estima-se que, até 2025, cerca de 200 mil empregos diretos podem ser criados no litoral em decorrência da expansão da atividade petrolífera e portuária”, afirma o secretário José Aníbal.

O secretário abriu sua fala no seminário relembrando que a Secretaria de Energia foi recriada no início deste ano pelo governo de São Paulo. Subordinada à pasta, foi criada a Subsecretaria de Petróleo, Gás e Mineração. “Foi criado também o Conselho Estadual de Petróleo e Gás, que engloba 14 Secretarias de Estado para refletir e conversar com empresas, universidades, centros de pesquisa e sociedade para debater o pré-sal, avaliar demandas etc.”.

Além de José Aníbal, participaram do seminário, entre outros, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o secretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edson Aparecido e Sérgio Aquino, secretário municipal de Assuntos Portuários.