Business is booming.

José Aníbal prestigia Fábrica de Cultura no Itaim Paulista

0

J.Aníbal prestigia Fábrica de Cultura no Itaim Paulista

Unidade é a terceira inaugurada; próximas serão na Cidade Tiradentes, Brasilândia, Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Capão Redondo e Jardim São Luís.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, o secretário de Energia, José Aníbal e demais autoridades estiverem presentes na inauguração da terceira Fábrica de Cultura, situada no Itaim Paulista, zona leste, no último sábado, dia 10 de setembro.

Coordenada pela Secretaria de Cultura, a iniciativa disponibiliza um ambiente ideal para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a atividades artísticas e culturais.

No total, estão previstos nove equipamentos como o inaugurado neste sábado nas quatro regiões da capital. Além da unidade no Itaim Paulista, as populações de Sapopemba e da Vila Curaçá já foram beneficiadas com o programa. Em média, os dois prédios têm recebido 10 mil crianças e adolescentes por mês.

As próximas unidades serão inauguradas na Cidade Tiradentes (zona Leste), Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã (zona norte), e Capão Redondo e Jardim São Luis (zona sul).

Animado, o governador Geraldo Alckmin destacou a importância de levar a cultura e a arte para regiões pouco atendidas por equipamentos culturais. “Tem muito teatro, muita oficina cultural na região central, mas faltavam nas pontas de São Paulo. Por meio das Fábricas de Cultura queremos oferecer lazer, diversão e entretenimento gratuitos para jovens e crianças”, disse.

“A arte desperta a sensibilidade, mas também a consciência crítica. Ela nos faz pensar, ela estimula o senso crítico, gera inquietações. O acesso à arte e à cultura é fundamental para a formação do cidadão”. disse o secretário José Aníbal.

As oficinas das Fábricas de Cultura ministram cursos de formação nas áreas de dança, teatro, circo, música, artes plásticas, literatura, vídeo e fotografia. O programa, criado em 2004, conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).