José Aníbal participa de inauguração de ciclovia na margem do rio Pinheiros
A pista terá 2,8 km de extensão e ligará Largo do Socorro a estação de trem e metrô
O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, participou, nesta terça-feira, dia 17, de abertura da ciclovia localizada na margem oeste do rio Pinheiros. Com 2,8 quilômetros de extensão, a nova ciclovia vai ligar os trechos entre a Entrada do Pomar Urbano (próxima à ponte João Dias) e a Ponte do Socorro, na cidade de São Paulo.
Executada pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), os investimentos do governo do Estado de São Paulo na obra foram de R$ 1,7 milhão. Cerca de 300 mil moradores e trabalhadores das imediações da região dos bairros da Capela do Socorro e Jardim São Luiz serão beneficiados pela ciclovia.
José Aníbal ressaltou a maior qualidade de vida, mobilidade e lazer que a ciclovia vai proporcionar aos usuários. O secretário percorreu a ciclovia de bicicleta para fazer uma última vistoria antes da abertura oficial, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin.
Segundo o secretário, as obras serão totalmente finalizadas nos próximos 30 dias. “Faltam pequenos ajustes para dar ainda mais segurança e conforto à população que agora terá mais uma facilidade para acessar o metrô e os trens da CPTM”, disse ele. Os portões da ciclovia permanecerão abertos nos horários do funcionamento do metrô.
José Aníbal ressaltou a participação positiva da Bayer do Brasil, que investiu R$ 5 milhões na construção de uma ponta móvel que liga os dois trechos da ciclovia, cruzando sobre a confluência do canal da Guarapiranga e o canal do rio Pinheiros. O secretário disse ainda que existe a intenção de se construir uma passarela para ciclistas utilizando uma construção de passagem de água da Sabesp. “Estamos conversando com a Sabesp para dar mais esta facilidade aos habitantes da região”, afirma.
O governador Geraldo Alckmin disse que milhares de trabalhadores poderão vir para a região de bicicleta com a inauguração da ciclovia. “Faz bem para saúde, ajuda a despoluir a cidade, integra o sistema metroferroviário, é esporte, trabalho e é uma grande conquista”, disse. O governador disse também que está trabalhando para que o tratamento do esgoto dos arredores seja realizado de forma eficiente. “Nossa meta para ter 100% do esgoto tratado é 2014 no interior, 2016 para o litoral e 2019 na região metropolitana”, disse.