José Aníbal participa da assinatura de Termos para a Construção de Centro Tecnológico de Petróleo e Gás na Baixada Santista
José Aníbal participa da assinatura de Termos para a Construção de Centro Tecnológico de Petróleo e Gás na Baixada Santista
Será o primeiro Centro de Pesquisas de Petróleo e Gás do Brasil a instalar-se fora do Rio de Janeiro.
O secretário Estadual de Energia de São Paulo, José Aníbal, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, demais autoridades e representantes das Universidades paulistas assinaram na Prefeitura de Santos, na última sexta-feira (14), os Termos que dão início ao projeto de construção do Centro Tecnológico de Petróleo e Gás da Baixada Santista (CTBS).
Foram firmados os Termos de Cessão do terreno onde será feito o Centro, doado pela Prefeitura Municipal de Santos, localizado no bairro santista de Vila Nova, além do Termo de Compromisso entre a Petrobras e as Universidades – USP, UNESP e UNICAMP – que farão a gestão compartilhada do CTBS.
O Centro contará com atividades de automação, otimização de processos, gerenciamento remoto, computação científica de alto desempenho, realidade virtual, monitoramento ambiental, interação homem-máquina e logística. O CTBS deverá ficar pronto em dois anos e será construído com investimentos de R$ 77 milhões da Petrobras.
“Acredito que essa é a principal implantação da Petrobras no Estado de São Paulo, o que interessa é ter um Centro de Pesquisa aqui, é fundamental”, disse o secretário José Aníbal.