Business is booming.

Em workshop, José Aníbal discute desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás no Estado

6

Em workshop, José Aníbal discute desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás no Estado

3ª edição do Workshop Platec teve abertura do secretário de Energia

“O Brasil precisa ter mais ousadia e espírito prático. São Paulo tem competência de ir atrás da competitividade. Temos uma demanda forte de conhecimento e de serviços. Isso exerce uma qualidade no DNA paulista, que é o saber a serviço do fazer“, afirmou o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, na abertura do 3º Workshop Platec, realizado nesta quarta-feira (16).

O evento teve como objetivo identificar potenciais fornecedores brasileiros de equipamentos e serviços utilizados pelas indústrias naval e offshore que são atualmente importados por empresas de automação e instrumentação.

Para José Aníbal, a articulação desse trabalho com as agências de fomento Desenvolve SP, Investe SP e Fapesp é fundamental para um bom diagnóstico do que é possível fazer no setor. “Elas são todas muito ativas e é o povo de São Paulo quem financia as ações. A Fapesp recebe 1% do ICMS do Estado, por exemplo”, disse.

Ele relembrou ainda a atuação do engenheiro americano Asa Billings, que nos anos 1920 projetou a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. “Em sua época, quando percebeu o surgimento de novas oportunidades, ele correu para fazer a usina de Piratininga, o que garantiu o desenvolvimento da indústria automotiva de São Paulo.”

O workshop foi estruturado pela Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), com apoio da Secretaria de Energia, do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), e da Finep (Agência Brasileira de Inovação).