Aneel vai endurecer fiscalização sobre Eletropaulo
Após reunião com o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, agência aperta o cerco à concessionária
Após uma reunião na tarde desta quarta-feira (15/6) em Brasília, o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, obteve da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o compromisso de reforçar a fiscalização sobre a AES Eletropaulo. Na semana passada, centenas de milhares de consumidores da Região Metropolitana de São Paulo ficaram até 50 horas sem energia elétrica devido à demora da empresa em restabelecer o fornecimento.
Em Brasília, o secretário José Aníbal apresentou ao diretor-presidente da agência, Nelson Hubner, dados que evidenciam a desproporção entre o aumento na arrecadação da empresa nos últimos anos e a piora na qualidade dos serviços prestados à população. Enquanto o lucro líquido da AES Eletropaulo cresceu R$ 1 bilhão em quatro anos (2006-10), as interrupções e o tempo sem energia dispararam – de 9,2 para 14,8 horas sem luz por ano em média (2008-10).
“é intolerável que uma empresa com tal saúde financeira seja tão negligente e desleixada com seus consumidores”, disse o secretário. Segundo ele, o modesto investimento voltado à modernização da rede, bem como em manutenção preventiva, no aumento das equipes de rua e de atendimento telefônico resultam em episódios como os observados na semana passada, quando bairros inteiros ficaram no escuro.
No final da tarde, José Aníbal reuniu-se com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.