Zona Sul de São Paulo ganha mais 4,5 km de trilhos na Linha 9 – Esmeralda
Começa a expansão da CPTM, que beneficiará 110 mil pessoas por dia.
O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, acompanhou no último sábado (16), ao lado do governador Geraldo Alckmin, o início das obras de expansão da Linha 9 – Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha, que já circula entre Osasco e Grajaú, será ampliada até Varginha.
Serão construídos mais 4,5 km de trilhos que deverão beneficiar cerca de 110 mil pessoas diariamente. “O trem não é poluente, é elétrico, mais rápido, não tem semáforo, chega a 80 km/h. Este é o caminho, transporte sobre trilhos, de alta capacidade, de qualidade e atender a todo mundo que precisa”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. Além da estação Varginha, será entregue também a estação Mendes.
Os bairros beneficiados serão Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. O tempo de viagem entre os moradores destes locais até as regiões centrais da cidade terão boa redução.
O investimento previsto é de R$ 633 milhões na construção das estações mais as obras civis que são necessárias, como sinalizações e desapropriações. Atualmente, a CPTM já conta com 260 km de trilhos e o governo estadual pretende entregar mais 40 km até o fim do ano que vem.