Secretário José Aníbal reabre “Caminhos do Mar” com a presença de Alckmin
Aníbal anunciou construção de ciclovia junto ao roteiro cultural e ecológico
O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, reabriu, no domingo, dia 15, a trilha “Ecoturismo Caminhos do Mar”, na companhia do governador Geraldo Alckmin. Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o roteiro possui 9,2 km de extensão e percorre a Estrada Velha de Santos, entre São Bernardo do Campo e Cubatão. A visitação estava interrompida desde março de 2011 em função de deslizamentos registrados nas encostas da estrada, provocados por fortes chuvas que atingiram a região.
Em seu discurso de abertura, Aníbal agradeceu os trabalhadores que se dedicaram totalmente a recuperação do caminho nos últimos meses. O secretário foi pessoalmente durante vários domingos vistoriar as obras durante o mês de novembro. Ele lembrou que a recuperação foi feita de forma rigorosa e austera sob coordenação da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e da Fundação Energia e Saneamento. Segundo Aníbal, a recuperação do parque partiu de uma decisão forte do governador Geraldo Alckmin.
A Emae investiu R$ 400 mil na recuperação e na reforma do caminho e dos monumentos históricos existentes no trajeto. Aníbal lembrou que o propósito da Secretaria de Energia é de continuar bancando a manutenção e o trabalho com os monitores até o final de 2014 com o patrocínio de quatro empresas, entre elas a Ecovias e a Comgás. “Estamos criando condições e chamando parceiros para manter o trabalho de recuperação e restauro durante 2014, além de oferecer conforto e segurança para os visitantes”, afirmou.
O secretário disse também que está trabalhando na construção de uma ciclovia nos 10 km que antecedem a entrada do “Ecoturismo Caminhos do Mar”, seguindo pedidos de frequentadores da região. Segundo ele, a preservação da Mata Atlântica também continuará. Ele lembrou da atitude pioneira de Franco Montoro, que governou o Estado de São Paulo entre 1983 e 1987. Há 30 anos, Montoro decidiu reflorestar parte da Mata Atlântica que havia sido destruída pelos poluentes de Cubatão. “Montoro pensava no futuro e jogou sementes de plantas em bolinhas de gelatina pelas áreas devastadas. Muita gente criticou sua decisão mas veja o resultado hoje”, disse.
Além do apelo ecoturístico, a trilha também é um programa histórico-cultural em função dos monumentos que reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista. Estes monumentos são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Para a reabertura, a trilha foi sinalizada com mapas e placas com informações para auxiliar o visitante.
O governador Geraldo Alckmin estava acompanhado da primeira-dama Lu Alckmin e do filho Geraldinho que, junto com o secretário José Aníbal e outras autoridades, fizeram a caminhada de todo o trajeto do “Ecoturismo Caminhos do Mar”. Alckmin lembrou que a maior parte da Mata Atlântica preservada está em São Paulo, e que os monumentos preservados constituem parte da história da colonização paulista.
O “Caminhos do Mar” é aberto ao público de terça a domingo, das 9 horas até as 16 horas.