Secretário defende enterramento de fiação aérea em São Paulo “Por mais que se podem árvores, vamos continuar tendo interrupções se os fios forem enterrados”, avaliou Aníbal, em entrevista à rádio BandNews FM O secretário José Aníbal concedeu entr
Secretário defende enterramento de fiação aérea em São Paulo
“Por mais que se podem árvores, vamos continuar tendo interrupções se os fios forem enterrados”, avaliou Aníbal, em entrevista à rádio BandNews FM
O secretário José Aníbal concedeu entrevista, na manhã desta sexta-feira (22), à rádio BandNews FM. Ele falou da necessidade de enterrar fiação aérea para evitar interrupções no fornecimento de luz.
“Quando cai árvore e fiação se rompe, é um desespero. A resolução depende de bombeiros, prefeitura etc. Enquanto não se fizer o enterramento dos fios na cidade de São Paulo, estaremos sujeitos a esses episódios”, disse o secretário.
Segundo ele, o governo federal, por meio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), não quer incentivar o enterramento porque isso significaria um acréscimo no custo do fornecimento de energia, o que seria repassado ao consumidor.
“A alternativa seria que o governo federal tomasse a iniciativa de arcar com parte dos custos do enterramento destes fios, o que certamente seria partilhado pelos governos estadual e municipal”, pontou.
Aníbal foi enfático ao analisar este entrave: “Não se pode adiar mais uma solução neste aspecto. Faz dois anos que estou na secretaria insistindo para que a Aneel forneça uma fórmula que viabilize o enterramento. Por mais que se podem árvores, vamos continuar tendo interrupções se os fios não forem enterrados os fios”.
O secretário voltou a falar das interrupções de energia na capital e lembrou que, desde a recriação da Secretaria de Energia em janeiro de 2011, houve forte fiscalização das transmissoras e distribuidoras de energia que atuam no Estado, o que fez com que todas realizassem investimentos adicionais, com base na própria lucratividade.
Ouça a íntegra da entrevista aqui:
https://soundcloud.com/