Business is booming.

Missão do Sudão se reúne com secretário José Aníbal e protocolo de cooperação é elaborado

0

Missão do Sudão se reúne com secretário José Aníbal e protocolo de cooperação é elaborado

Protocolo de intenções entre os dois países é assinado em tempo recorde

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, recebeu, nesta segunda-feira (4), uma delegação do governo do Sudão interessada em conhecer a experiência paulista com energia renovável. Durante a visita, o secretário propôs uma parceria para troca de conhecimento e tecnologia sucroenergética com o país africano. Em um período recorde de 24 horas, a proposta do secretário se transformou em um protocolo de intenções que foi assinado nesta terça-feira (5).

A missão sudanesa contou com a participação do ministro do Petróleo do Sudão, Awad Ahmed Mohamed Elgaz, do embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elghani El Karim, e do vice-presidente do Banco Central do Sudão, Badreldim Mahmoud Abbas Mokhtar, além de representantes de bancos do Sudão e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

O ministro do Petróleo do Sudão, Awad Ahmed Mohamed Elgaz, disse que o Sudão procura por parcerias de cooperação na área de energias renováveis, principalmente para produção de etanol, além de parceiros interessados em investir no setor no país. Elgaz informou ao secretário que o Sudão possui cinco usinas de açúcar e está construindo a primeira usina de etanol. O Estado de São Paulo possui 55,5% de sua matriz energética formada por fontes renováveis. Deste total, 33,5% vêm do setor sucroenergético.

O protocolo foi assinado pelo secretário-adjunto de Energia, Ricardo Achilles, representando o secretário José Aníbal, e pelo ministro do Petróleo do Sudão, Awad Ahmed Mohamed Elgaz. O protocolo prevê a cooperação na capacitação técnica e tecnológica em produção de açúcar, etanol e cogeração e climatização a gás natural. Também está incluído no acordo a promoção da transferência de tecnologia e treinamento em negociação e gestão de contratos e acordos de gás natural, bem como organização de seminários, conferência e feiras com o objetivo de atrair investimentos para o Sudão.