Cerca de 300 alunos dos cursos de graduação de Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação da UNESP de Sorocaba assistiram, na tarde desta segunda-feira, 24, à Palestra Magna sobre o “Panorama Energético no Brasil”, ministrada pelo presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela e ex-secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal.
A palestra, realizada no Parque Tecnológico de Sorocaba, abriu a nona edição da Semana de Engenharia da Universidade Estadual Paulista, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de agosto.
Secretário de Energia do Estado de São Paulo entre 2011 e 2014, José Aníbal fez um balanço da atual situação do setor energético brasileiro e criticou ações tomadas pelo Governo Federal nos últimos anos. “A MP 579 de 2012 desorganizou todo o setor elétrico. O governo descasou a operação do setor com o investimento. Os investimentos estão travados porque as regras foram duramente agredidas. Quebrou-se a confiança e a credibilidade”, afirmou.
“O Brasil hoje vive uma situação delicada do ponto de vista de segurança energética e só não está pior porque o país está em recessão. Se o nosso PIB estivesse crescendo, teríamos sérios problemas de energia no Brasil.”, complementou o ex-secretário de energia de São Paulo.
A busca por mais energias sustentáveis e renováveis na matriz energética brasileira deve ser uma busca constante, segundo Aníbal: “O Brasil, em especial o estado de São Paulo, já tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, mas o nosso parque de energia de reserva ainda é basicamente composto por termelétricas que utilizam combustíveis poluentes (carvão, óleo diesel, gás) para gerar energia. O Brasil tem um imenso potencial fotovoltaico (solar), eólico (vento), de biomassa (bagaço e palha de cana) para gerar energia que ainda não está sendo explorado. Esse é um desafio que precisa ser posto”, finalizou.