J.Aníbal inicia reuniões nos diretórios pela Zona Norte
Recebido pelo deputado estadual Celino Cardoso, o pré-candidato reuniu-se com lideranças da Freguesia do ó, Brasilândia, Pirituba, Casa Verde e Perus
Pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, o deputado José Aníbal começou pela Freguesia do ó, na última segunda-feira, dia 17, uma série de encontros com os diretórios zonais da capital. O deputado foi recebido pelas lideranças dos diretórios da Zona Norte 2 (Freguesia, Pirituba, Brasilândia, Casa Verde e Perus) e por eleitores da região.
“é o primeiro encontro que eu faço com o partido nessa nova caminhada”, disse José Aníbal. “Escolhi começar pela Zona Norte porque o partido tem muita capilaridade aqui”, completou. Logo na abertura do debate, José Aníbal deixou claro que é mais importante ouvir do que falar nestas reuniões. “Precisamos fazer o plano de governo juntos. é uma construção conjunta. Ou vocês acham que eu conheço a Freguesia ou Pirituba como vocês?”.
Segundo José Aníbal, juntos, Casa Verde, Pirituba, Perus e Freguesia do ó somam 1,3 milhão de habitantes. Porém, devido à excessiva centralização administrativa do poder público municipal, o subprefeito não possui autoridade política ou administrativa para atacar com agilidade os problemas de cada região. “As subprefeituras, como estão, não funcionam. Não têm autoridade, não têm agilidade, não têm poder. Elas não passam de uma zeladoria”, disse.
Para o pré-candidato, São Paulo precisa ter uma estrutura de gestão menos burocrática e mais próxima da população. “Gestão local, com um prefeito distrital com poderes outorgados pelo prefeito de São Paulo. Esse poder tem de ir além da poda de árvores, pintura de rua, fiscalização de coleta de lixo, de coisas assim…”. Citando o ex-governador Franco Montoro, pioneiro da ideia de descentralizar a ação do poder público, José Aníbal defende que as prefeituras distritais tenham, entre outras atribuições, o papel de atrair investimentos e construir planos de desenvolvimento regionais.
Além da gestão, o pré-candidato debateu problemas de mobilidade urbana na região, o drama da falta de creches, cujo déficit de vagas chega a 100 mil, e a necessidade de construir mais Centros de Referência do Idoso (CRIs), criados por Mário Covas. A questão da cracolândia, a desigualdade de oportunidades entre as diferentes regiões da cidade e o projeto de erguer um novo pavilhão de eventos e convenções em São Paulo também foram debatidas.
“é o início dessa caminhada. Nós vamos estar juntos. O PSDB vai estar unido. Nós temos uma responsabilidade grande com a cidade”, disse o deputado. “A política está virando uma ‘política sem sonho’, como disse ontem o grande poeta Ferreira Gullar num artigo. Fazer política sem sonho? Só jogo de poder, só combinação? Pra quê? Política tem que ter sonho. é o que nos mobiliza”, concluiu.