José Aníbal incentiva produção de energia alternativa para clubes esportivos
Secretário de Energia realizou palestra em Clube da Penha na última terça (26)
O secretário Estadual de Energia de São Paulo, José Aníbal, falou sobre os benefícios do uso de energias renováveis em palestra para associados, conselheiros e diretores do Clube Esportivo da Penha, na última terça-feira (26).
Aníbal destacou que os clubes esportivos podem se beneficiar das fontes alternativas para reduzir seus custos. “O futuro da energia será buscarmos fontes alternativas. Os clubes deveriam investir em geração fotovoltaica para iluminação nos postes, por exemplo. é um investimento inicialmente expressivo, mas depois não terá mais gasto com conta de luz por 30 anos”, disse.
As metas do Plano Paulista de Energia foram lembradas por Aníbal, elas propõem elevar a participação de renováveis na matriz energética paulista dos atuais 56% para 69% em 2020.
O secretário também falou sobre os potenciais eólico e solar do Estado e afirmou que é possível gerar energia através dessas duas fontes alternativas em São Paulo. Ele ressaltou que todos os componentes da indústria eólica – de pás e aerogeradores – são feitos no Brasil, basicamente em Sorocaba. “Já estamos simulando instalações de parques eólicos”, afirmou. Com relação à energia solar, Aníbal expressou que “a incidência de raios solares na pior região de São Paulo é maior do que no melhor lugar da Alemanha, que já opera parques solares imensos. Ano que vem já devemos ter alguns instalados aqui”.