José Aníbal abre primeiro seminário latino-americano voltado a geração hidroelétrica e sistemas na Unicamp
José Aníbal abre primeiro seminário latino-americano voltado a geração hidroelétrica e sistemas na Unicamp
As metas do “Plano Paulista de Energia” foram apresentadas pelo secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, na sessão de abertura da primeira edição do Latin Hydro Power & Systems Meeting.
“O governo de São Paulo pretende expandir ainda mais a participação de energias renováveis em sua matriz. Nossa proposta é atingir 69% de fontes renováveis até 2020”, afirmou José Aníbal.
O secretário abordou ainda o estudo “Potencial Hidroelétrico Remanescente”, que tem foco voltado para a construção de PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas).
Segundo o levantamento, São Paulo tem potencial remanescente para geração hidroelétrica de cerca de 4 mil MW.
O evento, organizado em parceria com a Universidade Federal de Itajubá e coordenado pelo diretor da Faculdade de Tecnologia do Campus de Limeira da Unicamp, professor José Geraldo Pena de Andrade, foi criado para promover o intercâmbio entre entidades de pesquisas e especialistas nas áreas de máquinas hidráulicas, componentes associados e sistemas.
Simultaneamente ocorreu ainda o 6º Hydro Power For Today Forum, promovido pela Organização para o Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas (UNIDO).