Business is booming.

IBGE e Ipea sofrem interferência política

0

IBGE e Ipea sofrem interferência política

Institutos oficiais de pesquisa do Brasil perdem credibilidade

Institutos consolidados, como IBGE e Ipea, tiveram a credibilidade afetada pela intromissão da gestão do PT. O deputado federal José Aníbal alerta para a gravidade da intervenção demonstrando mais uma das práticas antirrepublicanas do governo petista, que usa a estrutura pública a favor de interesses privados.

Os problemas nos institutos se acumulam e atingiram o ápice com a decisão do IBGE, motivada por interesses políticos, de suspender a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que passará a medir a taxa de desemprego no país, até janeiro do próximo ano – o anúncio detonou uma crise entre os profissionais do órgão – duas diretoras pediram demissão e 18 coordenadores e gerentes ameaçam fazer o mesmo – o que lançou dúvidas sobre uma possível manipulação de resultados pelo IBGE.

Institutos têm sido usados a serviço de partidos. Outro órgão de pesquisa, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), passou por um vexame ao ter que divulgar uma grande errata sobre resultados de pesquisa envolvendo violência contra a mulher. O percentual dos que concordam total ou parcialmente com a ideia de que mulheres com roupas provocantes devem ser atacadas foi revisto de 65% para 26%. O primeiro resultado divulgado levou o país a ser notícia por todo o mundo.

Para José Aníbal, os institutos de pesquisa sofrem com a “destruição provocada por escolhas equivocadas e erros grosseiros” pela qual passou a Petrobras, maior símbolo do aparelhamento e manipulação. “é impressionante a compulsão manipuladora, autocrática e ditatorial. Eles têm horror ao contraditório e procuram resolver isso de toda maneira. Não aceitam as instituições como do Estado e querem transformá-las em instituições do PT e de sua camarilha. Essa é a realidade”, criticou o deputado tucano.

Aníbal afirmou que a interferência brutal em todas os órgãos nada tem a ver com democracia. “é uma ruína essa gestão e não vão ter como segurar isso. Não adianta essa falácia ideologizante e reacionária. é tudo conversa fiada. Tudo hoje cheira a negociata, manipulação e aparelhamento descarado. Estou impressionado até onde eles foram”, complementou.