José Aníbal deixa o comando do ITV e decide disputar a eleição para deputado federal por São Paulo.
José Aníbal assume o mandato no Senado Federal com a ida de José Serra para o Ministério das Relações Exteriores. Fica no cargo até fevereiro de 2017. Como senador, propõe, entre outras coisas, Emenda Constitucional que impede qualquer servidor público de receber remunerações acima do teto. Apesar de já previsto na Constituição Federal, esse teto é constantemente desrespeitado por brechas na legislação, como auxílios-moradia e alimentação, ajudas de custo, diárias e outras indenizações, que muitas vezes dobram ou até…
É nomeado presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela (ITV) – centro de estudos e formulação política do PSDB. Durante sua ativa gestão, realiza estudos, seminários, encontros, palestras, debates e entrevistas sobre a realidade do Brasil. Com isso, contribui para atualizar as diretrizes e dar mais vitalidade ao PSDB e sua militância.
José Aníbal reassume seu mandato de deputado federal em abril, após passagem pela Secretaria de Energia. Nas eleições, compõe a chapa de José Serra para o Senado Federal como primeiro suplente. Serra é eleito senador com mais de 11 milhões de votos, 58,5% do total.
Assume a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, a convite do governador Geraldo Alckmin. Planeja o crescimento da geração de energia por fontes renováveis e deixa São Paulo na vanguarda para um desenvolvimento sustentável. Durante sua gestão, elabora o Plano Paulista de Energia, que propõe aumentar a participação da energia limpa e renovável no Estado, saltando dos atuais 55,5% para 69% em 2020. Produz ainda o “Atlas Eólico”, o “Potencial Hidroelétrico Remanescente” e o “Levantamento do Potencial de Energia Solar…
José Aníbal é reeleito para seu 5º mandato de deputado federal, com mais de 170 mil votos.
Eleito para o 4º mandato de deputado federal. Lidera a bancada do PSDB na Câmara mais duas vezes (2008 e 2009), como oposição ao governo Lula.
Eleito o vereador mais votado do Brasil. No ano seguinte, como líder do Governo José Serra na Câmara Municipal, conduz a aprovação de 27 Projetos de Lei que contribuem para a recuperação financeira e uma gestão mais eficiente da cidade, melhorando a vida dos paulistanos.
Candidato ao Senado nas eleições, José Aníbal obtém aproximadamente 5 milhões de votos no Estado de São Paulo.
José Aníbal é eleito presidente nacional do PSDB.