Aníbal participa ao vivo de programa de rádio
Na Iguatemi AM, secretário de Energia fala sobre barateamento das contas, expansão da biomassa e possíveis apagões
O secretário José Aníbal concedeu entrevista ao vivo na rádio Iguatemi AM na última terça-feira, dia 5. Ele falou sobre barateamento das contas de energia, expansão da biomassa e possíveis apagões.
O secretário lembrou que nos últimos dois anos, desde que a Secretaria de Energia foi recriada, ocorreram apenas três grandes apagões em São Paulo, todos em 2011. “No ano passado já não tivemos nenhum. é importante fazer ainda mais, mas houve um avanço expressivo em São Paulo. Conseguimos isso porque fizemos um trabalho forte com as transmissoras e distribuidoras, de conscientização e fiscalização, para que investissem.”
De acordo com Aníbal, todas as ocorrências com grande repercussão foram provocadas por falta de estrutura do ONS (Operador Nacional do Sistema) e do governo federal. “São investimentos que precisam ser feitos em linhas de transmissão, modernização de equipamento etc”, afirmou Aníbal.
Na opinião dele, o governo federal está deixando muito a desejar. “Estamos preocupados com a falta de planejamento. Estamos com escassez de chuva. Com isso o governo está fazendo geração das térmicas, que custa muito caro. O preço desta energia é muito alto.”
Segundo o secretário, agora o governo federal resolveu admitir que tem que fazer a coisa de forma diferente para usar todas as alternativas para geração de energia que temos. Aníbal lembrou da importância da geração de energia a partir de biomassa para o Estado de São Paulo, que é o principal produtor de cana-de-açúcar do Brasil.
Ouça a íntegra da entrevista aqui: