Business is booming.

Alckmin e Aníbal vistoriam desassoreamento do Pinheiros

0

Alckmin e Aníbal vistoriam desassoreamento do Pinheiros

Serviço é fundamental para o controle de cheias na região Metropolitana de São Paulo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Energia, José Aníbal, vistoriaram na manhã desta segunda (30) os serviços de desassoreamento no rio Pinheiros. A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), vinculada à Secretaria de Energia, já investiu R$ 71,8 milhões no projeto. Já foram retirados 450 mil m³ de material assoreado e a previsão é chegar a 1,5 milhão m³ até 2013.

“São Paulo conseguiu um avanço notável na prevenção à possibilidade de cheia. Se não houver um episódio muito fora do padrão ao longo dos próximos dois meses, dificilmente teremos cheia nos rios Tietê e Pinheiros. é uma vitória”, afirmou o secretário de Energia, José Aníbal. “Passado um ano nós viemos prestar contas. Os anúncios de intervenção nos rios Pinheiros e Tietê foram feitos em janeiro do ano passado pelo governador”, disse.

Eclusa – além de vistoriar as obras de desassoreamento do rio Pinheiros, o governador Geraldo Alckmin e o secretário José Aníbal acionaram o dispositivo que possibilita o funcionamento da eclusa do rio Tietê, localizada na altura do Cebolão. A pedido do DAEE, a Emae investiu R$ 10 milhões na recuperação dos equipamentos cuja reforma foi iniciada em 2009. A eclusa permite a navegação pelo rio num trecho de 40 km, entre a barragem de Edgard Souza, em Santana do Parnaíba, e a barragem da Penha, na zona oeste da capital.