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AES Eletropaulo multada em R$ 4,7 milhões

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AES Eletropaulo multada em R$ 4,7 milhões

Pregão eletrônico fez preço cair de R$103 milhões para R$71,8 milhões; obra começa em maio

A concessionária AES Eletropaulo, empresa responsável pelo fornecimento de energia na Grande São Paulo, foi multada nesta quinta-feira em R$ 4,7 milhões pelo Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). A multa é referente às interrupções no abastecimento que aconteceram entre setembro de 2010 e janeiro de 2011.

De acordo com o Procon, a multa também foi provocada pela demora excessiva no restabelecimento, que em alguns casos chegaram a mais de três dias, e por ter deixado o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) indisponível.

As ocorrências afetaram pelo menos 590 mil unidades consumidoras. Na quinta-feira (24), a empresa compareceu ao Procon para apresentar os esclarecimentos sobre os blecautes.

Os documentos detalham o tempo de duração dos blecautes, motivos, número de consumidores afetados, medidas adotadas, ressarcimento dos prejuízos causados, entre outros.

Após a análise dos documentos, o Procon concluiu que a empresa agiu em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor por ter deixado de assegurar a continuidade de serviço.

Por meio de nota, a AES Eletropaulo informou “que está analisando o auto de infração emitido pelo Procon e que tomará as medidas administrativas cabíveis”.

ATENDIMENTO

Na semana passada, o Procon lançou um mutirão de atendimento às vítimas dos casos recentes de falta de energia em São Paulo.

O consumidor ganhou mais canais para registrar sua reclamação, além de ter atendimento prioritário. O mutirão vale para todo o Estado, mas no interior os consumidores deverão usar exclusivamente o canal eletrônico.

A Secretaria de Energia anunciou que vai monitorar 24 horas a prestação do serviço no Estado, além de receber reclamações por meio da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).