Uso de Fontes Renováveis de energia podem garantir emanda do país nos próximos anos, afirma José Aníbal
Uso de Fontes Renováveis de energia podem garantir demanda do país nos próximos anos, afirma José Aníbal
Secretario de Energia fez palestra inaugural da terceira edição do Ecoenergy- Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia
O Secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, afirmou que as energias renováveis podem ser a saída para a demanda de energia do país, nos próximos, que precisa dobrar fornecimento, na virada da década. Sua declaração aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), na terceira edição do Ecoenergy – Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia.
Em sua palestra, que abriu o evento, com o tema “Energias Renováveis no Estado de São Paulo: Oportunidades”, o secretário destacou que as fontes renováveis de energia, como biomassa, eólica e sola, poderão ter um importante papel para atender a demanda de energia, para os próximos anos, “Como teremos que dobrar a oferta de energia até a virada da década, teremos que contar com o fornecimento a partir das fontes renováveis de forma complementar à energia gerada pelas hidrelétricas”, afirmou.
Em São Paulo, o secretário explicou que o Plano Paulista de Energia, que está sendo lançado nesta semana, prevê que até 2020, a matriz energética de São Paulo tenha 69% de participação de fontes de energia renováveis, objetivo estimulado também pela PEMC – Política Estadual de Mudanças Climáticas. Os dados da Secretaria de Energia apresentados na palestra, preveem que se hoje a participação de derivados da cana-de-açúcar é de 33% na matriz energética do estado, ela alcançará 46% em 2020.
O governo do Estado também trabalha pelo desenvolvimento das energias eólica e solar. A Secretaria de Energia lançou o Atlas Eólico, que aponta as regiões mais propícias para o investimento neste setor. Fez também o Levantamento do Potencial Solar do Estado, mostrando as áreas do estado mais favorecidas pela incidência solar.
Para José Aníbal, o horizonte do setor é otimista e com eventos com o Ecoenergy, esta cultura vai se disseminar cada vez mais e logo teremos diversas plantas de energia solar, por exemplo, em todo o Estado. Outro fato que pode facilitar a ampliação da participação destas fontes na matriz de energia, é que 75% dos equipamentos para a produção de energia eólica acontece na região de Sorocaba, facilitando a aquisição.