Secretário abre Congresso Internacional de Bioenergia em São Paulo
José Aníbal, participou nesta terça-feira da abertura do 7º Congresso Internacional de Bioenergia e da 5ª BioTech Fair, realizados simultaneamente no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
O secretário destacou a importância do aproveitamento racional das fontes renováveis para a geração de energia. “No Estado de São Paulo, 55% da matriz energética já é renovável. Temos a ambiciosa meta de chegar a 2020 com 69% da matriz limpa”, lembrou o secretário.
Para atingir este objetivo, ele destacou a importância da biomassa, cuja participação deve passar dos atuais 36% para 46% no período. De acordo com Aníbal, o Governo do Estado tem feito sua parte para estimular a cadeia da cana de açúcar. “O governador Geraldo Alckmin reduziu o ICMS do setor de 25% para 12% e zerou a cobrança do imposto para a modernização das caldeiras e equipamentos para o retrofit”, afirmou.
“No entanto, o Governo Federal insiste no procedimento totalmente equivocado de fazer leilão único. Tem que ser regional e por fonte”, completou Aníbal.