Rio Tietê ganhará mais 14 km para transporte de cargas urbanas
Obras de construção da Eclusa da Barragem da Penha começaram hoje; novo sistema ampliará navegação pelo Rio
Tiveram início nesta terça-feira (19), as obras para construção da Eclusa da Barragem da Penha no trecho do Rio Tietê localizado na Região Metropolitana de São Paulo. O secretário de Energia do estado de São Paulo, José Aníbal, esteve no Parque Ecológico do Tietê ao lado do governador Geraldo Alckmin para acompanhar o início da ação.
A entrega da Eclusa está prevista para outubro de 2015 e orçada em R$ 101 milhões, após a conclusão da Barragem da Penha, o trecho navegável do rio Tietê na Grande São Paulo será reforçado em 14 km pelo novo sistema de comportas, totalizando 55 km para transporte fluvial.
A principal função da nova Eclusa é o transporte de cargas urbanas via sistema hidroviário, que além de ser mais ágil, não polui, reduz a emissão de gases de efeito estufa causado pelo sistema viário urbano e desafoga o trânsito da capital, principalmente no entorno das marginais.
A obra também permitirá que o desassoreamento do reservatório da Penha seja acelerado e sirva como piscinão controlador em épocas de enchentes.