Na Assembleia Legislativa de SP, José Aníbal apresenta atlas solar do Estado
“Levantamento do Potencial da Energia Solar Paulista” mostra áreas de aproveitamento da energia solar
“O sol já fez por nós, temos de olhar adiante”, disse José Aníbal, secretário de Energia de São Paulo, durante a cerimônia de apresentação “Levantamento do Potencial da Energia Solar Paulista”, realizada nesta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa do Estado.
Para Aníbal, São Paulo investir em produção fotovoltaica é uma iniciativa que “abre caminhos” para o desenvolvimento sustentável do Estado e do Brasil. Ele lembrou que, em relação à incidência solar global máxima anual, São Paulo tem praticamente o dobro de energia da Alemanha, onde a indústria solar responde por 130 mil empregos, em 10 mil empresas.
“Energias renováveis representam também geração de emprego e renda para a população. Devemos aproveitar nossa disponibilidade natural. é preciso mais iniciativa e ação para aprimorar o planejamento no setor.”
O estudo, produzido pela Secretaria de Energia, demonstra que o Estado tem potencial solar de 12 milhões de MWh/ano, suficiente para abastecer 4,6 milhões de residências. Clique aqui para acessar a íntegra do levantamento.
Voltado a investidores, o estudo traz 25 mapas que mostram as áreas de melhor incidência solar para geração de energia. As regiões de Araçatuba, Barretos e Rio Preto se destacam para o aproveitamento da luz solar para grandes empreendimentos.
Aníbal acredita ainda que a energia solar é fundamental para São Paulo atingir a meta de ter 69% de participação de fontes renováveis na matriz energética do Estado, proposta pelo “Plano Paulista de Energia”. “Temos capacidade de aproveitar a energia limpa, que não suja a natureza, e esse espírito nos fez realizar esse plano”, disse o secretário.