Multas à Eletropaulo chegam a R$ 27 milhões
Blog reproduz reportagem publicado no jornal Valor Econômico desta segunda-feira, dia 18 de julho
* Josette Goulart, para o Valor Econômico
A agência estadual de energia de São Paulo (Arsesp) multou a Eletropaulo em quase R$ 27 milhões em função de um processo de fiscalização realizado no ano passado, que já detectava uma série de problemas na qualidade do serviço da empresa. A distribuidora devolveu no ano passado, a título de indenização a seus consumidores, cerca de R$ 25 milhões pelo período que os deixou sem energia. As multas e indenizações, mesmo com os eventos acontecidos no início de junho, tendem a ter seus valores minimizados neste ano. Parte porque a empresa reduziu o número de horas na duração de cortes no restante do ano e também porque os dias críticos são excluídos dessa conta.
A distribuidora de energia na principal cidade brasileira está sob forte pressão depois que regiões de São Paulo ficaram sem luz por alguns dias em função dos fortes ventos do início de junho, que derrubaram o sistema da empresa. O plano para melhorar o fornecimento foi rapidamente anunciado, mas, por se tratar de investimento, parte dos valores será reconhecido em tarifa e o consumidor é quem vai pagar uma parcela dessa conta nos reajustes anuais.
Além disso, os índices de qualidade pelos quais são medidas as indenizações a serem pagas excluem os chamados dias críticos. São aqueles que fogem do padrão do número de ocorrências históricas. Logo, o evento de junho não será todo absorvido pelos índices usados para avaliar a companhia. O diretor de operações da Eletropaulo, Sidney Simonaggio, diz, entretanto, que nem tudo é excluído da qualidade. "A operação é feita por conjunto (que reúne vários bairros, por exemplo) e o dia só é considerado crítico se afeta toda a região." A fiscalização do evento já está sendo realizada.
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