Business is booming.

José Aníbal visita usina da Rochaverá

0

José Aníbal visita usina da Rochaverá

Condomínio de escritórios na zona sul da capital produz 100% da energia que consome

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, visitou nesta quarta (4/5) a usina de cogeração de energia da Rochaverá Corporate Towers, no Morumbi, zona sul da capital. Com três torres de escritórios, 120 mil m2 de área total e 3.340 vagas nos três níveis de estacionamento, o empreendimento tem um consumo mensal de energia elétrica equivalente ao de uma cidade de 10 mil habitantes.

Devido ao volume do consumo de energia e à busca por maior confiabilidade no suprimento, a empresa optou por investir numa planta de geração própria a partir de geradores movidos a gás natural. O investimento inicial foi de R$ 15 milhões, e a capacidade atual chega a 10.940 KW – capacidade que deverá dobrar a partir da entrega da quarta torre de escritórios.

Recebido pelo José Carlos Lima Gonçalves, da Autonomy Investimentos, responsável pelo empreendimento, o secretário José Aníbal conheceu as instalações da usina. “Este empreendimento é uma das mais importantes iniciativas de cogeração de energia a gás. Além de fornecer energia no horário de pico, a usina supre a demanda em face das interrupções de fornecimento crescentes e inaceitáveis da AES Eletropaulo”, disse o secretário.

Além de ter uma energia limpa e mais barata do que a ofertada pela concessionária, a usina de cogeração gera também água quente e gelada para todos os prédios. A opção pela cogeração aumenta a confiabilidade de todo o sistema, na medida em que a não-utilização da energia da rede por um consumidor com estas proporções aumenta a disponibilidade para os de mais usuários do sistema.