José Aníbal recebe Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural
As necessidades para promover o desenvolvimento do mercado de gás natural para o Brasil foi tema de reunião nesta segunda-feira na Secretaria de Energia de São Paulo.
O secretário José Aníbal recebeu representantes do Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural. Eles apresentaram a Proposta de Política Nacional para o Gás Natural no Brasil, desenvolvida por entidades que integram o fórum, como a Abraceel, a Cogen-Rio e a Abrace, entre outras.
A Petrobras foi apontada pelos participantes como a principal responsável pelo travamento do desenvolvimento econômico do país.
O secretário, por sua vez, garantiu o compromisso do Estado em buscar alternativas para baixar o preço do gás natural no país, como a pesquisa sobre “shale gas”, desenvolvida em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Os representantes pediram ainda atenção especial às questões da revisão da margem das distribuidoras, da abertura do mercado e unificação da legislação relativa ao insumo nos Estados, além da discussão para a retomada das licitações para a exploração de gás no país.