José Aníbal participa de Ethanol Summit e fala da ampliação de fontes limpas de energia em São Paulo
José Aníbal participa de Ethanol Summit e fala da ampliação de fontes limpas de energia em São Paulo
O secretário de Energia de São Paulo afirma que o estado trabalha para ter uma matriz energética com 69% de fontes limpas
O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, participou do painel “Eliminando Entraves – Como Avançar com a Bioeletricidade”, no Ethanol Summit 2013, nesta quinta-feira (27). Durante sua exposição, ele informou que o Estado promove uma série de iniciativas para promover a geração de energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar. A meta é ter até 2020 uma matriz energética com 69% proveniente de fontes renováveis. Atualmente, este percentual é de 55,5%.
Entre as iniciativas, Aníbal, destacou o esforço do governo estadual, em reunir 25 projetos de cogeração de energia a partir da biomassa da cana, para participar do leilão A-5, que acontece em agosto. O leilão pretende atrair empreendimentos interessados em fornecer energia por meio de biomassa e carvão. O certame fará contratações para início do suprimento de energia elétrica em 1º de janeiro de 2018.
Para isso, Aníbal disse que a secretaria mantém conversas com investidores e os maiores grupos do setor para poder dispor de até 1.000 MW para ofertar no leilão. “Ao tomarmos conhecimento do certame, procuramos o setor e também buscamos sensibilizar o governo federal, para adiar o prazo de cadastramento, para não perdermos a oportunidade”, disse.
Entre outras realizações do governo do Estado estão a redução de ICMS na produção do etanol, para 12%, enquanto a média nacional é de 22%; tratamento fiscal diferenciado para a utilização do etanolduto; programas de biogás e biocombustíveis, com incentivo a produção de biometano e utilização de biocombustíveis pela frota vinculado do Estado, respectivamente.
Para o secretário, a cogeração de energia elétrica a partir da biomassa de cana-de-açúcar é essencial para o desenvolvimento do país.