Business is booming.

José Aníbal fala dos incentivos de São Paulo para cogeração e geração distribuída

0

José Aníbal fala dos incentivos de São Paulo para cogeração e geração distribuída

Secretário de Energia participou do Fórum Cogen/Canal Energia

José Aníbal, secretário de Energia do Estado, foi convidado para participar da discussão sobre as visões dos empreendedores, do governador e do Operador Nacional do Sistema sobre cogeração de energia e geração distribuída, durante o Fórum Cogen/Canal Energia, nesta quinta-feira (1), em São Paulo.

As ações do governo do Estado para promover o setor foram tema de palestra do secretário. Porém, antes de começar seu discurso, Aníbal mencionou o engenheiro de minas Ayrton Sintoni, da Subsecretaria de Mineração, que faleceu na manhã nesta semana. “Era um homem de extraordinário conhecimento do setor”, afirmou.

O gás natural, insumo de grande participação em cogeração, teve destaque no discurso do secretário. Aníbal anunciou que a Secretaria de Energia, em parceria com a Investe SP, desenvolve o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural Utilizado na Cogeração e Climatização e como Matéria-Prima no Estado de São Paulo.

“Prevemos uma linha de crédito na Investe SP, que hoje é um agente de desenvolvimento, de promoção, de financiamento, de fomento muito importante. A agência tem financiado esses projetos com linhas de crédito muito satisfatórias e adequadas.”

O secretário reforçou também ao público a contribuição que o “Plano Paulista de Energia”, lançado em julho, traz para o setor. “é o primeiro esforço feito no Brasil para colocar um horizonte e trabalhar sobre ele. Vamos chegar a 2020 com segurança energética, fazendo com que a matriz de São Paulo, que já é a mais limpa do Brasil, seja provavelmente a mais limpa do mundo.” O PPE prevê aumento na porcentagem de renováveis na matriz energética de São Paulo dos atuais 55% para 69% até 2020.