Business is booming.

José Aníbal fala da cadeia da cana na Rio+20

0

José Aníbal fala da experiência paulista com a cana de açúcar na Rio+20

Secretário de Energia participa de debate sobre o desenvolvimento sustentável na África e discorre sobre as possíveis iniciativas em geração de energia

O secretário de Energia, José Aníbal, palestrou nesta segunda-feira na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Ele foi um dos participantes do seminário “Economia Verde no contexto do Desenvolvimento Sustentável na África”.

Aníbal lembrou que o setor energético é tido como um dos pilares do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. “Como a crise global tem tornado os custos e as condições de financiamento em infraestrutura bem mais restritivos, acredito que uma alternativa para o continente seria implementar a cadeia produtiva da cana, que depende basicamente de colaboração, transferência de tecnologia e compartilhamento de experiência em solos tropicais. O Brasil hoje domina toda esta tecnologia”, afirmou.

Conforme explicou Aníbal, a cadeia produtiva da cana se destaca por sua racionalidade. “A cana vira etanol e açúcar, mas também fertilizante e energia. Sem contar os desenvolvimentos em novos produtos e tecnologias, como os carros flex, o biodiesel de cana, os bioplásticos. E tudo isso de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente e sem competir com a produção de alimentos.”

Aníbal finalizou sua exposição falando da total disponibilidade do Estado de São Paulo para parcerias no setor, incluindo treinamento e capacitação, transferência de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento. Além do secretário, participaram do seminário o diretor executivo do Programa Ambiental da ONU, Achim Steiner, o presidente do Banco de Desenvolvimento da África, Donald Kaberuka, o secretário executivo da Comissão das Nações Unidas Unidas para a África, Abdoulie Janneh, e o subsecretário Geral da ONU e Alto Representante para Nações Menos Desenvolvidas, Cheik Sidi Diarra.

Ainda na segunda-feira, Aníbal representou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de comemoração dos 50 anos da Eletrobrás, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.