Business is booming.

Herança maldita de Dilma

0

Fantasma debelado pelo Plano Real, a inflação não dá tréguas no governo petista e atinge diretamente a renda dos brasileiros, principalmente dos mais pobres. De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (8), o teto da meta (6,5% ao ano) voltou a ser ultrapassado. Foi a 11ª vez que isso ocorre desde que Dilma Rousseff chegou ao Planalto, em 2011. O deputado José Aníbal (SP) culpa a petista por não conter gastos, adotar uma política econômica equivocada e, assim, permitir que a alta dos preços volte a assustar e prejudicar o trabalhador.

“O que está acontecendo é resultado da total irresponsabilidade do governo e da presidente. Inflação é o pior dos impostos para os trabalhadores, pois ela desorganiza toda a atividade econômica. Isso só interessa aos que vivem de juros – aos grandes – e é a esses que o governo beneficia apesar de todo discurso mentiroso de que cuida dos trabalhadores”, apontou o tucano.

De acordo com o IBGE, o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,40% em junho. No acumulado dos últimos 12 meses, a soma atingiu 6,52%. Em maio e junho do ano passado isso também havia acontecido, assim como em outras oito ocasiões de 2011. Ao longo desse tempo, para fechar os anos abaixo do teto ou cravado nele, o governo conta com artifícios contábeis, as chamadas maquiagens, além de segurar preços administrados, como os da gasolina.

“E não é só subsídio na gasolina e maquiagem nas contas públicas: há ainda os mais de R$ 30 bilhões que a presidente torrou nessa aventura a qual ela jogou o setor elétrico. é uma irresponsabilidade generalizada”, reprovou o deputado, ao ressaltar que os recursos desperdiçados pelo governo poderiam ser utilizados na educação e saúde pública.

Números detalhados – Contribuiu principalmente para a inflação em junho as despesas pessoais, onde estão boa parte dos serviços, e que passaram de 0,80% para 1,57%. Os serviços registraram alta de 1,10%, bem acima do apurado no mês anterior, 0,30%. Nos últimos 12 meses, já sobem 9,20%. Com a Copa do Mundo, as diárias de hotéis aumentaram 25,33%. Esse item representou o principal impacto individual, respondendo por 0,11 ponto percentual do índice de junho.

As tarifas aéreas, que subiram 21,95%, puxaram para cima a alta dos transportes, que subiu 0,37% após ter queda de 0,45% no mês anterior. Apesar de o governo declarar que tudo está sob controle e afirmar que os juros nos níveis atuais vai fazer com que a inflação siga para o centro da meta, de 4,5%, nos próximos dois anos, há grande desconfiança por parte do mercado. Neste ano, os analistas do mercado financeiro acreditam que a inflação encerre 2014 em 6,46%. Para piorar, a projeção dos economistas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano é de apenas 1,07%.

Em meio a esse cenário, Aníbal afirma que os assalariados são os mais prejudicados. “A inflação corrói a renda dos trabalhadores. Os salários não acompanham a alta de preços e, por isso, há uma perda do poder aquisitivo. Em geral, a população mais pobre é mais prejudicada pela inflação descontrolada, como está começando acontecer”, destaca o parlamentar.

O tucano afirma que em momentos de inflação alta o trabalhador mais humilde tem que cortar itens importantes sejam da alimentação, do vestuário ou do lazer. As famílias sentem no bolso e percebem no dia a dia que algo está ruim. “é algo medonho e que marca esse governo irresponsável e sem compromisso”, concluiu o deputado, ao ressaltar que a população tem dado sinais de que já percebeu que o cerne do problema está na má administração do país.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)