Governo anuncia R$5,7 milhões para melhorias no sistema Tietê-Pinheiros
Recurso vai ser destinado a uma ciclovia e a projetos para requalificação urbana e social das marginais
O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Energia, José Aníbal, assinaram, nesta terça-feira (26), o decreto de crédito suplementar de cerca de R$ 5,7 milhões para a Secretaria de Energia.
Os recursos serão destinados à EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia Elétrica), responsável pela implantação de uma ciclovia, na margem oeste do rio Pinheiros e, também, pelo gerenciamento de estudos e projetos para requalificação urbana e social das marginais do sistema Tietê-Pinheiros.
A assinatura do decreto ocorreu durante visita à obra da ponte móvel, destinada a pedestres e bicicletas, sobre a confluência do rio Pinheiros com o canal Guarapiranga.
A obra, cujo traçado faz alusão a vitórias-régias, ligará a estação Santo Amaro da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao bairro do Socorro, na zona sul, e contribui para a implantação da ciclovia.
Com inauguração prevista para o início do segundo semestre, a ponte móvel, construída com recursos da Bayer, multinacional alemã do setor químico-farmacêutico, vai beneficiar mais de 15 mil pessoas.
“Os dois projetos se uniram. Nós poderíamos fazer a ciclovia, mas não chegaria até a ponte do Socorro, porque tem um obstáculo que é o canal de Guarapiranga. Então estamos fazendo a ciclovia, e a Bayer está fazendo a ponte”, explicou o governador.
A ciclovia, cuja entrega está prevista para o segundo semestre deste ano, terá 2,8 km de extensão, ligando a entrada do Pomar Urbano e a ponte do Socorro.
“Esta vai ser a ciclovia dos trabalhadores, não que a outra não seja, mas esta vai ser acentuadamente, já que ela vai servir não só aos trabalhadores da Bayer, mas a todos os trabalhadores do bairro do Socorro e região”, afirmou o secretário José Aníbal.
Ouça entrevista cedida por José Aníbal para Rádio Estadão clicando aqui