CPI da AES Eletropaulo ouve secretário de Energia
Na Câmara Municipal, José Aníbal ressalta lucro exorbitante da empresa e defende mais rigor na fiscalização
O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, foi ouvido nesta quinta-feira, 20 de outubro, pela CPI da Câmara Municipal que investiga a queda na qualidade dos serviços prestados pela AES Eletropaulo. Segundo o secretário, aumentar a fiscalização sobre as concessionárias foi uma das razões pelas quais a Secretaria de Energia foi recriada.
“Um serviço que é contratado para ser fornecido sem interrupções não pode e não deve funcionar da maneira que vem atuando. Uma das prioridades da Secretaria é justamente reforçar esse tipo de fiscalização”, afirma Aníbal.
Segundo o secretário, a má qualidade dos serviços prestados reflete a prioridade dada pela diretoria da empresa ao resultado financeiro, e não à satisfação dos clientes. “A Eletropaulo lucrou em 2006 cerca de R$ 373 milhões. Já no ano passado, seu lucro ficou em mais de R$ 1 bilhão”, completou.
De acordo com dados da ANEEL, a partir do ano de 2008 os indicadores de qualidade da AES Eletropaulo se deterioraram. Os consumidores da AES Eletropaulo ficaram, em média, cerca de 9 horas sem luz em 2008. No ano seguinte, este número quase dobrou.