José Aníbal visita Sala de Gestão da Arsesp
Sistema de monitoramento dos serviços de energia elétrica ainda está em fase de testes
O secretário José Aníbal, visitou nesta sexta, dia 13 de julho, a Sala de Gestão da Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp), que monitora em tempo real as ocorrências das concessionárias de gás canalizado, energia elétrica e saneamento no estado. O secretário foi recebido pela diretora presidente da Arsesp, Silvia Calou, e pelo gerente de Tecnologia da Informação, Edison Silva.
“Com a sala de gestão, o acompanhamento do desempenho das empresas se dá em tempo real. Com o monitoramento, a própria ação fiscalizatória se torna mais precisa, eficiente e rigorosa. Quem ganha são os consumidores. A melhoria da qualidade das informações certamente terá reflexo sobre a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias”, disse o secretário José Aníbal.
“Foi definido, em conjunto com a Secretaria de Energia, os níveis de criticidade de ocorrências. Dependendo da sua gravidade a equipe que cuida da gestão dessas informações toma as devidas providências junto a, por exemplo, Defesa Civil, Comunicação e o Serviço de Atendimento aos Consumidores”, explicou o diretor de TI, Edison Silva.
De acordo com a diretora-presidente da agência, Silvia Calou, “o sistema permite cruzar informações e concentrar a atuação no foco das áreas afetadas. Isso significa, por exemplo, que existe a possibilidade de você ter uma panorâmica da situação por município, agregando informações como previsão do tempo, índices de qualidade do serviço afetado, histórico, dados econômico-financeiros, perfil da concessionária e as informações dos responsáveis na área. Tudo em tempo real”.