Business is booming.

José Aníbal: Corrupção impede que remédios sejam mais baratos nas farmácias

0

Em reunião com amigos e simpatizantes no bairro da Penha, na última quarta-feira (22), o candidato a deputado federal José Aníbal (4586) voltou a defender uma atuação mais firme da Agência Nacional de Saúde (ANS) para facilitar a redução do preço dos remédios no balcão das farmácias, beneficiando diretamente a população mais idosa e mais carente.

“Viver mais é ótimo. Mas tem que viver bem”, afirmou. “Não pode viver com o stress de que não vai ter dinheiro pra comprar remédio. Dá pra fazer. O que não pode é ter uma Agência Nacional de Saúde (ANS) podre de corrupção. Um dos lugares mais corruptos do governo. Pra aprovar alguma coisa lá tem que dar dinheiro, dar alguma facilidade, senão não aprova. Isso todo mundo fala. Mas continua acontecendo”, completou José Aníbal.

Na conversa com os moradores da Penha, José Aníbal esclareceu que qualquer remédio, quando vence a patente do laboratório que o lançou no mercado, não vale mais nada. “O principio ativo dele vale centavos. O fundamental do remédio é o princípio ativo. Então o governo pode derrubar o preço do remédio, exercer o poder do Estado pra isso”.

Ele lembrou que José Serra, quando foi ministro da Saúde, no Governo FHC, acabou com a patente dos remédios contra a Aids. Antes só quem tomava remédio contra a AIDS eram os ricos. Hoje a rede pública oferece remédio contra a Aids para todas as pessoas.

“Precisa ter coragem. Ele (José Serra) foi lá na Organização Mundial da Saúde e disse: eu vou derrubar as patentes dos remédios no Brasil. E quero ver os laboratórios não concordarem com isso. Se não concordarem, nós vamos tomar as medidas necessárias (pra fazer acontecer)”, recordou.