Business is booming.

Secretário abre seminário do Porto de Roterdã

0

Secretário abre seminário do Porto de Roterdã

Holandeses buscam parcerias e oportunidades de negócios no setor de bioenergia

O secretário de Energia, José Aníbal, abriu na manhã desta terça (8/5) um seminário organizado pela administração do Porto de Roterdã e pela Rotterdam Climate Iniciative (RCI), que tem por objetivo identificar parcerias e oportunidades na área de bioenergia.

O secretário falou à comitiva holandesa sobre as ações do Governo de São Paulo na área de energias renováveis, sobretudo as diversas formas de biomassa. “A Holanda e toda a União Europeia sempre tiveram preocupação ambiental. Hoje nós também temos”, disse.

De acordo com Aníbal, o Plano Estadual de Energia prevê a ampliação da participação das renováveis na matriz paulista de 55% para 69% até 2020. “Queremos avançar ainda mais e passar de 70%”, acrescentou. Segundo ele, a matriz brasileira têm 42% de energias renováveis, e a mundial só 12,5%.

Para o setor continuar em ascensão, o secretário destacou a importância de se reduzir os custos da energia no Brasil. “Tenho a expectativa de que possamos reduzir de 15% a 25% o preço final da energia em um ano, o que aumenta bastante a nossa competitividade”, comentou.

Uma das prováveis medidas é a redução de impostos, hoje responsáveis por cerca de 50% do preço final da energia. Segundo o secretário, a presidente Dilma Rousseff assumiu compromissos de diminuir impostos federais, como o PIS e a Cofins.

Aníbal encerrou sua participação destacando o avanço nas pesquisas energéticas no estado de São Paulo. Entre eles, citou a gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar e da vinhaça.