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Interrupções de energia diminuem no último verão

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Interrupções de energia diminuem no último verão

Tempo médio sem energia recuou 22,8%, já o número de interrupções caiu 11,6% em relação ao mesmo período de 2011

Saíram os indicadores de qualidade do fornecimento de energia elétrica no estado de São Paulo durante o período chuvoso deste ano. De dezembro de 2011 a março de 2012, o número de interrupções e o tempo médio que os consumidores ficaram sem energia recuaram consideravelmente em relação ao mesmo período do ano passado.

A Duração Equivalente por Consumidor (DEC), que mede o tempo médio sem energia, recuou 22,8% no estado de São Paulo. Já a Frequência Equivalente por Consumidor (FEC), que estabelece o número de vezes em que houve interrupção no fornecimento, melhorou 11,6%.

Entre as concessionárias, o melhor desempenho foi da CPFL Piratininga, com um avanço de 43,1% no DEC e 22% no FEC em relação ao verão de 2011. A AES Eletropaulo, que atende à Grande São Paulo, teve uma melhoria de 20% no DEC e de 9,2% no FEC. Já a CPFL Paulista melhorou seu DEC (12,3%), mas piorou o FEC (2%). Os números completos estão disponíveis no site da Secretaria de Energia.

De acordo com o secretário José Aníbal, os números mostram que “a ação forte da Secretaria de Energia deu resultado. A melhoria é expressiva, principalmente se levarmos em consideração que este foi apenas o 1º ano de trabalho da pasta. Mas temos muito a melhorar. Vamos continuar perseguindo resultados cada vez melhores”, disse.

Após a pressão da Secretaria de Energia, todas as distribuidoras anunciaram investimentos adicionais em modernização de redes, manutenção e atendimento de emergência. A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) foi reestruturada e aumentou o rigor das fiscalizações. Por meio do Plano Verão 2012, a Secretaria também avaliou e propôs melhorias nos planos de contingência de todas as concessionárias.